O segmento das motas de Motocross e Enduro, costumam a ser os primeiros a mostrar as suas novidades para o próximo ano, deixando muitos adeptos de “água na boca”.A Yamaha decidiu “apimentar” um pouco mais o segmento das motas de MX e apresentou a sua nova 250 a 4 tempos, a YZ 250 F:

O que se pode dizer sobre esta mota???Simplesmente linda!A nova YZ 250 F é uma mota praticamente nova de raíz, onde apenas se verifica a continuidade do mesmo motor, apesar dos vários retoques de que foi alvo.A ciclística foi o grande alvo da atenção dos Engenheiros da Yamaha, dado que as ciclísticas anteriores já começavam a dar sinais de alguma dificuldade em acompanhar as rivais, apesar de muito competentes. Digamos que a anterior dois e meio não era uma má mota de Motocross, mas também já não se destacava em nenhum aspecto em particular

Assim sendo, a Yamaha procedeu a inúmeras modificações na ciclíctica, onde se verifica o aparecimento de um novo quadro em alumínio, o qual abandona o formato do quadro anterior, para adoptar um formato idêntico ao das rivais Japonesas, ou seja, um dupla trave, o qual é obtido através de processos de construcção tecnologicamente avançados e que permitem bons níveis de rigidez, estabilidade e flexibilidade.

Ainda na ciclística, as suspensões não foram esquecidas e encontramos na dianteira uma nova suspensão inverida, que deverá ser do seu fornecedor habitual, a Kayaba e, na traseira, a mola do amortecedor foi reposicionadaSe repararem bem, este novo quadro, bem como sub-quadro (em alumínio), levou à alteração da posição de condução, onde se verifica a existência de um assento mais plano, de forma a melhorar a movimentação do piloto.

A travagem continua num bom plano, apresentando discos de travão em pétala, os quais são conhecidos pelo seu poder de travagem e capacidade superior de arrefecimento e, nota positiva, para as bonitas jantes negras que colocaram, conferindo um ar mais “factory”.Na mesa de direcção é pissível ajustar em vários níveis a posição do guiador, o qual é uma bonita peça em alumínio. Um pormenor que facilita a adaptação dos pilotos.

Passando para o motor, este monocilindríco a 4 tempos, de refirgeração líquida, já é um velho conhecido de muitos pilotos e que sempre apresentou uma resposta muito honesta e eficaz.Contudo, a Yamaha decidiu retocar o mesmo, de forma a mantê-lo actual e não perder terrano facer às rivais e modificou as molas das válvulas, sendo as mesmas mais ligeiras e com tratamento em nitrato de titânio.Mas ao contrário de aquilo que se esperava, a alimentação continua a ser feita através de um carburador e não de injecção electrónica. Apenas encontramos uma nova caixa de filtro com conduta directa.

Não é desta que a Yamaha abandona os carburadores…De resto, as relações de caixa foram modificadas, as molas de embraiagem alteradas e escape alterado. O suficiente para manter esta dois e meio actual e “reguila” Não posso deixar de referir o desenho bem conseguido de todos os plásticos, os quais são uma lufada de ar fresco na estética das YZ-F, apresentando formas mais compactas e agressivas. A estética anterior já tinha sido explorada ao máximo e conferia um ar muito pesado e volumoso.Em boa hora a Yamaha alterou estes plásticos que, mesmo na versão branca, não perde nem um pouco de beleza:

Podemos concluir que a nova 250 da Yamaha tem tudo para ser um sucesso, onde o novo quadro é a grande estrela e a estética de beleza indiscutível.Um pacote que se apresenta muito competitivo e que aposta numa imagem inovadora, agressiva e “light” e que promete dar muitas dores de cabeça a concorrência.
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